Música na Educação Infantil

Área da Educação/Expressão Musical

Módulo de 25 horas inserido no curso de Expressão Musical.

7 Sessões teórico-práticas que incluem noções básicas de musico-terapia.

Público-alvo:

Maiores de 18 anos com o 12º ano

que pretendam adquirir conhecimentos & competências na área da Expressão Musical.

A importância da Expressão Musical no desenvolvimento de competências no ser humano

A música sempre fez parte da cultura humana. As poesias dos trovadores acompanhadas por diversos sons, as Tertúlias Poéticas ao som do piano ou da guitarra, são exemplos do uso da música com a intenção de provocar sentimentos proporcionando prazer ao ouvido humano.

Sabe-se actualmente que a música tem o poder de transformar o nosso humor, as nossas rações e as emoções, desenvolvendo a concentração, a disciplina, o autocontrole, a autoconfiança, promove o equilíbrio, facilita a concentração e desenvolve o raciocínio. No fundo, age como uma "tecnologia transformadora da mente" tornando-nos criativos.

Citando Platão[1], "A música é um meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia têm a sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação".

Está provado cientificamente que um bebé em gestação que ouve música, é um bebé feliz pois está em contacto com diversos ambientes sonoros absorvendo os ruídos externos e os sons orgânicos da mãe.


Música e Aprendizagem, como interagem

A importância da expressão musical encontra-se precisamente na sua capacidade educativa. A música é uma ferramenta por excelência no sentido em que potencializa quer nas crianças, quer nos adultos a capacidade de exprimir sentimentos e pensamentos, promovendo as relações com o mundo exterior. Variadíssimas vezes a música expressa aquilo que não conseguimos dizer com palavras, dado que música é uma forma de cultura e de comunicação. 

Descrição

A música é um recurso capaz de despertar não apenas nossos sentimentos, como também promover a aprendizagem. Um exemplo é o facto de várias pessoas aprenderem línguas estrangeiras só de ouvir música noutros idiomas.

Sendo a educação/formação um processo evolutivo e para toda a vida porque não utilizar a música/expressão musical como alternativa para estimular o ensino, já que ela desenvolve e facilita a aprendizagem?

Para formar ou educar é preciso envolver emoção, alegria, compromisso e experimentar novas formas que possam acrescentar valor à relação entre formador e formando. Nesse sentido, qualquer formador deve usar a música como complemento para cumprir os objectivos.

Daí a importância e benefícios da expressão musical na formação quer de crianças, quer de adultos.

Os benefícios da música 

A música ajuda a desenvolver a perceção auditiva, melhora o raciocínio e aumenta a criatividade.

Em ambiente de formação:

  • Gera um ambiente positivo e animado;
  • Melhora a atenção e o foco;
  • Diminui a tensão e o stress;
  • Cria inspiração e motivação;
  • Torna a experiência formativa mais divertida;
  • Contribuir para o grupo se focar na aprendizagem;
  • Desenvolve a comunicação e a compreensão;
  • Estimula e desenvolve uma aprendizagem que envolve todos os sentidos;
  • Melhora o vocabulário;
  • Exercita a memória. 

Este Módulo foi desenvolvido tendo em conta todos os benefícios da música/expressão musical e no sentido de dotar os participantes de um leque alargado de competências que os ajudem a saber usar-se da música/expressão musical, como forma inovadora de prender a atenção dos formandos numa Ação de Formação ou trabalhando com crianças em idade pré-escolar nos Infantários, focando-se em 5 pontos essenciais:

  • Escutar - A Exploração das características dos sons - escutar, identificar, reproduzir sons e ruídos;
  • Cantar - A relação entre a música e as palavras é uma outra forma de expressão musical. Cantar é uma atividade habitual na educação pré-escolar que pode ser enriquecida pela produção de diferentes formas de ritmo;
  • Dançar - A música constitui uma oportunidade para as crianças dançarem. A dança como forma de ritmo produzido pelo corpo, liga-se à expressão motora e permite que as crianças exprimam a forma como sentem a música.
  • Tocar - O acompanhamento musical do canto e da dança permite enriquecer e diversificar a expressão musical. Este acompanhamento pode ser realizado pelas crianças, pelo Formador ou recorrer a música gravada;
  • Criar- Instrumentos de percussão simples podem ser construídos pelas crianças, estas poderão também utilizar instrumentos musicais mais complexos e com outras possibilidades.
Deodato Barbosa em parceria com a A.R.C. - Associação Recreativa e Cultural de Sobrão
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora